segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Vai na fé!

Resultado de imagem para fé

Estou vivendo um momento em que há uma chance de algo muito bom acontecer para mim, só que alguém irá decidir sobre isso, em um futuro incerto, e minha vida será afetada por essa decisão. 
Devo confessar que, no passado, essa era uma das piores situações para mim - eu simplesmente era tomado de uma ansiedade bem desagradável, e não via a hora de ver a questão logo resolvida, nem que fosse contra meu interesse - nada era pior para mim que uma expectativa fluida, incerta, eracomo se eu ficasse sem chão.
Só que, na vida, cabe a nós tentarmos superar nossas limitações, para isso temos o tempo, a experiência. E posso dizer que, hoje, meu desassossego está em um nível saudável, não estou ansioso, só estou esperando, simples assim.
E como consegui isso? A resposta é simples e curta: tendo fé, tendo confiança, sabendo que o que vier, qualquer coisa que vier, será bom, será o melhor, não necessariamente o que desejo, mas o que necessito neste momento.
E o mais incrível é que, com essa minha postura mais tranquila, aumento muito as chances de que meu desejo seja realizado, pois um dos maiores obstáculos para nossas realizações é o medo do fracasso - em geral atraímos para nós o que focamos nossa atenção e, quando temos medo, ficamos pensando tanto naquilo que acaba acontecendo o pior. Já passaram por isso? Eu já passei.
Não ter medo é alguma garantia de sucesso? Claro que não, a vida não nos dá garantias. Mas também, se não se realizar o que desejo, tudo bem, vida que segue, o futuro está aí, haverá outras oportunidades.
Algo que ajuda muito é pensar francamente em todas as possibilidades, as melhores e as piores, e perceber o lado bom de todas - sempre há algo a ganhar, nem que seja uma boa experiência, créditos ou lições para o futuro. A vida é dinâmica, e o que parece ruim num momento pode ser uma bênção, e vice-versa.
Posso garantir que escrever esse texto é muito mais fácil que botar na prática, pois o medo, a insegurança, são teimosos, eles insistem com a gente, trazem argumentos e percepções distorcidos, é um trabalho longo e perseverante de auto-disciplina, mas vale a pena - para se conseguir a paz, precisamos lutar algumas guerras, e as mais importantes se travam dentro de nós mesmos.
Fecho esse texto com uma frase muito simples, que resume o que penso sobre expectativas: "Vai na fé". Que possamos confiar no mundo, na vida, em Deus, em especial nos momentos incertos, tão comuns em nossa caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário