segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Dilma x Cunha

Resultado de imagem para brasilia

Tenho acompanhado o noticiário político nas últimas semanas e fico estarrecido: eles conseguem se superar a cada dia em matéria de baixaria e fofoca. É um acusando o outro, um querendo derrubar o outro, um traindo o outro, a coisa está bastante exagerada, pra dizer o mínimo. 
Se fosse um reality show na TV, ainda vai - assiste quem quer, e tem muita gente que gosta. Mas não, é a nossa vida que está ali, sendo debatida e decidida por pessoas que, embora nossos representantes, eleitos por nós, parece que não estão à altura de sua missão.
Nessa confusão toda de "Fora Dilma" ou "Fora Cunha", quem realmente está pensando e agindo para que o país consiga superar esse difícil momento que está passando? Porque uma coisa é unânime em nossa sociedade: o reconhecimento de que estamos em uma crise econômica mais ou menos séria, que pode durar bastante se não forem tomadas medidas duras para reverter a situação.
Numa hora dessas, o que deveríamos esperar de nossos dirigentes e políticos? Que se unissem em um esforço conjunto para superar essa crise, em um esforço de união, de cooperação. Que houvesse um debate limpo e franco entre as principais correntes políticas, e se fizesse um verdadeiro governo de coalizão, para que o país voltasse ao rumo do desenvolvimento, que é o que todos querem, ou deveriam querer.
Mas não é o que vemos por aí. A quantidade de pessoas ineptas, despreparadas ou mesmo desonestas ocupando funções de liderança é incrível, a política desceu a um nível raso, de traições e chantagens cotidianas, faltam pessoas conciliadoras com voz e poder para conduzir a Política no seu sentido mais nobre: a conciliação de interesses para o bem comum. Fico me perguntando: onde estão os bons? Escondidos? Envergonhados? E os demais estão todo dia no noticiário.
Assim, não estou nada otimista com esta situação, acho que essa polarização estúpida em torno do PT (prós X contras) deve prosseguir pelo menos até 2018, e realmente torço para que na próxima eleição se consiga evoluir neste sentido. Sendo bem realista, arrisco dizer que essa crise vai, pelo menos até 2019, e que somente em 2022 teremos chance de superar essa política de "nós contra eles", que tanto prejuízo tem nos causado.
Mas por outro lado, posso dizer que o Brasil é muito maior que seus políticos, que há muita gente boa construindo uma nova realidade em seu dia a dia. Para esses, o Brasil continua sendo uma terra boa, de oportunidades, de riquezas. Tudo o que sonho é que, dentre os políticos, haja uma maioria de representantes dessa turma boa, preocupados em construir um novo país, e que essa maioria tome à frente e aja com a dignidade que esperamos. E isso é possível, sabemos disso.
E que Deus ajude o Brasil, e que os brasileiros ajam com sabedoria em seus votos e manifestações. Vamos em frente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário