quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Crítica a Star Wars

Resultado de imagem para star wars




Ontem fui com meu filho assistir ao badalado filme Star Wars, o sétimo. Devo confessar que nunca tive interesse pela série, e nunca havia assistido a nenhum dos outros filmes, mas não há nada que o desejo de um filho não consiga contornar.
Na realidade, eu mesmo estava curioso para ver esse filme, diante de toda a promoção feita pela Disney (eles são bons nisso) e pela nossa imprensa. Até os críticos estão elogiando.
Bem, para começar, achei um bom filme de ação, daqueles qu...e prendem você até a última cena, e que dão uma boa diversão por 2 horas.
E acho que essa foi a principal intenção de quem produziu o filme. O sucesso de bilheteria confirma o acerto da equipe de produção. Em suma, um bom filme de Hollywood.
Mas vou deixar aqui um comentário um pouco diferente, que tem a ver com minha implicância histórica pela série, e pelas séries de ficção científica em geral.
Ao final do filme, fiquei com a sensação que tinha visto um filme de cavaleiros medievais, de super-herois, ou mesmo de faroeste.
O espaço sideral e a "galáxia distante" foi somente um cenário diferente para as histórias de sempre: a luta do bem contra o mal conduzindo a história, com doses bem medidas de drama, comédia e alguns romances sutis.
Minha questão é: já que estamos tão longe de nosso mundinho, e podemos usar a imaginação à vontade, porque não imaginar uma sociedade realmente utópica, onde os diversos povos e planetas vivam em paz real e duradoura, num espírito de colaboração e harmonia cósmica?
Por que não imaginar que, juntamente com os apetrechos técnicos mais sofisticados, essas civilizações distantes não desenvolveram também formas mais harmoniosas de se educar as crianças, e de se relacionar com os outros, enfim, de construir uma sociedade baseada no amor?
Será que nesse vasto universo sempre se repete a ideologia de os mais avançados sempre quererem subjugar os menos desenvolvidos? Essa ideologia de colônia e metrópole?
Muitos podem pensar que um filme assim seria extremamente chato, sem aquela tensão fundamental para prender o expectador, mas eu apelo para a imaginação: que tal um filme em que alguns seres de outra galáxia, mais atrasada, entrem em contato com essa sociedade harmoniosa, o que poderia ocorrer? Acho que daria muita ação sim, sem precisar fazer disso uma guerra de civilizações.
Sei lá, tenho a impressão que falta um pouco mais de imaginação a esses roteiristas. Talvez esse filme utópico já tenha até sido lançado por aí, sem grande sucesso, isso eu não sei, só sei que eu iria apreciá-lo muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário