quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Utopia



Resultado de imagem para utopia

Nesses dias muito conturbados, com crises política e econômica lado a lado se alimentando, venho trazer uma reflexão utópica. 
Para mim, utopia não é só fantasia ou ilusão, não sou um daqueles cínicos e pragmáticos que afirmam que a humanidade não tem jeito, sempre foi assim, e nunca mudará. Eu acredito no ser humano.
Eu acredito que é possível que a maioria dos políticos busque o bem comum, acima de seu interesse próprio, e que busque um franco diálogo de idéias, a fim de buscar as melhores soluções para nossos imensos problemas. 
Acredito na nobre política, acima de conchavos e vinganças. Mas como posso acreditar? Porque acredito em nosso povo, acho que, em sua maioria, somos pessoas honradas e interessadas no bem comum, e com o tempo saberemos votar melhor, e eleger cidadãos que realmente nos representem. Leva tempo, mas esse dia chegará, eu acredito.
Acredito que nossas instituições - polícia, justiça, sistema eleitoral, órgãos públicos - estão melhorando a cada crise, e, lentamente, dolorosamente, vão se aperfeiçoando, de forma a evitar que os erros se repitam da mesma forma. 
Acredito que nossa gigante desigualdade social vai se reduzir aos poucos, e que os que estão no topo da pirâmide cada vez mais vão se conscientizar que o melhor para todos (e para eles mesmos) é que a riqueza seja melhor distribuída. E por que acredito? Porque não dá para viver para sempre isolado em condomínios luxuosos e carros blindados - não dá para deixar tanta gente fora dessa realidade o tempo inteiro. Acredito inclusive que essa melhor distribuição já vem ocorrendo.
Acredito também que nosso povo terá uma educação cada vez melhor, e aprenderá a ler, a escrever, a fazer contas, e também a entender o que lê e a refletir sobre nosso destino comum. E que as novas tecnologias vão acelerar esse processo. E que nossa saúde e os demais serviços públicos também melhorarão, aliás eles vêm melhorando, devagar e sempre.
Acredito também que nosso país continua sendo uma terra de oportunidades, que tanto atraiu e fascinou tanta gente ao longo de nossa história, uma terra em que é possível prosperar e ser feliz, em que somos livres para construirmos uma vida em comum, ao lado de outras raças, credos e ideologias, sem fanatismos ou extremismos. Um país que acolhe a todos, com calor humano e muita alegria.
Muitos podem pensar: mas que inocência! Falando isso tudo na hora que um bandido, por reles vingança, aliado a um bando de oportunistas, resolve derrubar um grupo político desonesto que ocupa nosso palácio neste momento. Mas estou falando de processos mais longos, da história deste país. Que tal olharmos a situação em uma outra perspectiva? Desde 1990 o país não melhorou? E desde 1950? Por que nao acreditar que ele melhorará nos próximos 10, 20, 50 anos? 
E isso depende do duro trabalho de cada um de nós, brasileiros, que vimos dando duro para construir algo melhor para nossos filhos. Mas, para isso, temos, primeiramente, que acreditar que isso é possível, temos que ter ideais que nos sirvam de guia no meio dessas tormentas, principalmente na hora em que estas são mais arrasadoras. É disso que estou falando, é nisso que acredito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário